NewsReligiosidade

Paradoxos Teológicos: Onipotência!

“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”;

Colossenses 2:8

 A fé no sobrenatural é baseada na crença em forças intangíveis no qual as faculdades humanas são incapazes de mensurar. Nesta senda, ao debruçar-se sob o prisma da ciência teológica, o homem depara-se com vários paradoxos, e como se em seu caminho fosse obstruído por uma enorme pedra, no qual para poder prosseguir, a estrada bifurca-se entre dois atalhos fáceis, o primeiro é o da negação, recusando-se a aceitar a existência do divino diante da impossibilidade de dirimir a hipótese paradoxal encontrada. E o segundo caminho, a aceitação, acolher a existência do sobrenatural, sem questionar ou buscar compreender o seu caráter e suas nuances. Todavia, através do método científico cartesiano de estudo, é possível dissertar sobre os mistérios da fé, e por mais que não se chegue ao denominador comum, será possível analisar todas as suas variáveis. Nesta esteira, um dos principais paradoxos debatidos no campo da teologia está relacionado a Onipotência de Deus.

Um dos principais cavalos de batalha daqueles que optam pelo caminho da negação do divino, baseiam-se na hipótese da pedra, onde é argumentado: “Poderia Deus criar uma pedra que não consiga erguer? ” As respostas predefinidas desta hipótese são capciosamente inclinadas para a negação, onde ao afirmar-se que Deus conseguiria criar tal pedra, ele não seria onipotente por não ergue-la, e se não consegue criá-la, igualmente não é onipotente por ser limitado. Assim sendo, como na teoria do Gato de Schödinger, onde ambas as alternativas apresentam o mesmo resultado apoiado no princípio da incerteza, buscando colocar os defensores da fé em cheque, e sem possibilidade de respostas razoáveis.

No entanto, o que dificilmente é observado pelos próprios defensores desse paradoxo, é o fato de existir uma terceira variável, onde se a pedra foi criada para não ser levantada, seria ilógico levantá-la, afastando desta forma o cerne da questão a possibilidade da pedra ser criada, para a possibilidade de existir lógica em criar-se tal objeto. Ou seja, a pergunta está errada desde o seu início, sendo inconcebível tal desatino, pois baseia-se em um falso conceito de possível. Onde o possível circunda a realidade do próprio Deus, sendo desta forma, para Deus realizar tudo que é possível sem que haja contradição, pois por exemplo, poderia Deus criar um círculo quadrado? Se fosse criado, não seria um círculo, e sim um quadrado propriamente dito. Ou então poderia Deus fazer com que a soma de dois mais dois resultasse em cinco?

Deste modo, tudo que foge do universo das possibilidades entra no campo do “não ser”, onde o “ser” é o limite dos possíveis, e mesmo o “ser” de Deus sendo ilimitado, jamais poderia Deus pecar, ou não amar a humanidade. Diante disto, entende-se que Deus não criaria a pedra hipotética por limitação do seu poder, Ele não criaria por não existir tal hipótese dentro do campo das possibilidades do “ser”, e que não entre em contradição lógica, que também vai de encontro a qualidade divina da Onisciência, uma vez que Deus dotado de tal qualidade jamais iria enganar-se criando algo que fugisse de sua possibilidade, onde na mais singela possibilidade criaria uma pedra no qual não desejaria erguer. Bem como tal dilema colide também com a terceira qualidade divina, a onipresença, pois Deus sustenta o universo, e está em todo o plano material, e portanto, de onde, e para onde ele moveria a pedra?, se ao criá-la ele já estaria a sustentá-la!

Em suma, dentro da onipotência Deus, tem o condão de fazer coisas impossíveis, incluindo aquelas que fogem a capacidade lógica humana, naquilo que Aristóteles definiu como não categoremático, pois dotado de sua natureza sobrenatural, não está preso as limitações terrestres transcendendo as nuances lógico-estruturais humanas. Desta forma, diante da intangibilidade de limitações humanas, Deus poderia sim criar uma pedra no qual ele não seria capaz de levantar, e mesmo assim levantar a referida pedra, pois a natureza divina é baseada da possibilidade de tornar possível tudo aquilo que é humanamente impossível, sendo esta grande virtude divina que faz com que Deus seja onipotente, e por mais que levantem-se teorias ou paradoxos falaciosos, buscando limitar, ou defenestrar a natureza divina, todos os argumentos cairão por terra, pois limitam-se unicamente em conceitos terrenos, no qual a metafísica divina é inalcançável para ser dissecada e analisada sob o prisma humano, cabendo somente a aqueles que creem suportarem e refutarem do forma retórica as falácias contraditórias de oposição a fé.

“Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos”.

Hebreus 12:3

Referência Bibliográfica:

AVERRÓIS. Discurso Decisivo. Martins Fontes. 2005.

CALVINO, João. Institutas da Religião Cristã. Editora Fiel. 2018.

CRAIG, William Lane. A Razão da Nossa Fé: Respostas a perguntas difíceis sobre Deus, o cristianismo e a Bíblia. Vida Nova. 2019.

CROATTO, José Severino. As Linguagens da Experiência Religiosa: Uma introdução à fenomenologia da religião. Paulinas. 2010.

DESCARTES, René. Meditações Metafisicas. Edipro. 2018.

FERGUSON, Sinclair. Novo Dicionário de Teologia. Hagnos. 2011.

GOPPELT, Leonhard. Teologia do Novo Testamento. Teológica. 2003.

LENNOX, John C. Por que a Ciência não consegue enterrar Deus?. Editora Mundo Cristão. 2016.

MONDIN, Batista. Os Grandes Teólogos do Século Vinte. Teógica. 2003.

PANNENBERG, Wolfhart. Teologia Sistemática. Paulus. 2009.

PINK, Arthur W. Os Atributos de Deus. Editora PES. 2016.

PINK, Arthur W. Deus é Soberano. Editora Fiel. 2018.

YANSEY, Philip. Oração: Ela faz alguma diferença. Editora Vida. 2007.

Marcos Ferreira

Colunista associado para o Brasil em Duna Press Jornal e Magazine, reportando os assuntos e informações sobre atualidades sócio-políticas e econômicas da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Putin recebe a medalha da amizade na China Lula vs Bolsonaro nas redes O Agro é o maior culpado pelo aquiecimento global? Países baratos na Europa para fugir do tradicional O que é a ONU Aposente com mais de R$ 7.000 morando fora do Brasil Você é Lula ou Bolsonaro O plágio que virou escândalo político na Noruega Brasileira perdeu o telefone em Oslo Top week 38