Entenda o milagre do nascimento de Cristo e a importância do Natal

-À medida que o Natal se aproxima, devemos levar algum tempo para considerar o milagre do nascimento de Cristo, sem dúvida o evento mais importante da história humana. Um milagre é um fenômeno extraordinário que a mente humana não consegue explicar. Por exemplo, uma pessoa cega de repente ganha visão sem qualquer intervenção médica. Sem uma explicação humana, tal evento seria um milagre. A Natividade celebra a encarnação milagrosa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus. Os cristãos ortodoxos passam quarenta dias se preparando para esta festa maravilhosa e a celebram por duas semanas inteiras!

“Portanto, o próprio Senhor vos dará um sinal; Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho e porá-lhe o nome de Emanuel. ” – Isaías 7:14

O profeta bíblico Isaías predisse este milagre da vinda do Senhor e Salvador. O nascimento do Salvador foi esperado, orado e planejado. Jesus Cristo, o Logos, a Palavra Viva de Deus é constantemente revelada a nós na Bíblia. Repetidamente, a Bíblia profetiza a vinda do Senhor. O Antigo Testamento foi escrito cerca de 400 anos antes do Novo Testamento e, ainda assim, Cristo é continuamente profetizado e desvendado. Este tempo entre o Antigo e o Novo Testamento é chamado de “400 anos de silêncio” durante os quais não houve outros profetas. Cristo veio exatamente na hora certa para completar sua missão.

“Saiba, portanto, e entenda, que desde a saída do mandamento de restaurar e edificar Jerusalém até o Messias, o Príncipe, serão sete semanas e sessenta e duas semanas: a rua será reconstruída, e o muro, mesmo em turbulento vezes. ” – Daniel 9:25

O livro de Daniel é uma leitura especialmente gratificante, e vemos o prenúncio da vinda de nosso Senhor. Embora possa ser necessário discernimento espiritual e várias leituras para compreender a plenitude do que está sendo dito, uma vez que você vê isso, não pode ser invisível. O capítulo nove do livro de Daniel prediz o dia exato em que nosso Senhor e Salvador chegará. Daniel não teria como saber sobre o que ele estava escrevendo, conforme o anjo Gabriel falava com ele. O planejamento de Deus é meticuloso e perfeito.

“Mas tu, Belém Efrata, embora sejas pequena entre os milhares de Judá, de ti sairá a mim que devo governar em Israel; cujas saídas têm sido desde a antiguidade, desde a eternidade. ” – Miquéias 5: 2

“Portanto, ele os abandonará até o tempo em que tiver dado à luz a que está de parto; então o resto de seus irmãos voltará aos filhos de Israel.” – Miquéias 5: 3

As escrituras contêm essas referências sutis, mas lindas, à vinda de Cristo, e Seu ministério é revelado. Como Ele viveria, como Ele ensinaria, a natureza celestial de Seu reino.

“Eis que enviarei o meu mensageiro, e ele preparará o caminho diante de mim; e o Senhor, a quem vós buscais, entrará repentinamente no seu templo, sim, o mensageiro do pacto, em quem vos agradeis: eis que ele virá , diz o Senhor dos exércitos. ” – Malaquias 3: 1

Malaquias apresenta uma das mais belas profecias a respeito de João Batista e a pavimentação do caminho para o ministério de Cristo. Malaquias 4: 5 diz que esse mensageiro é “Elias, o profeta”, o que se cumpre no Novo Testamento. O Evangelho de Marcos declara João Batista como este mensageiro. Malaquias previu um Elias metafórico, não literal.

Os Cristãos Ortodoxos acreditam que Jesus Cristo nasceu sobrenaturalmente na Virgem Maria, a Santa Theotokos (Mãe de Deus). Cristo não nasceu de meios naturais e humanos; ele foi concebido dentro da Virgem Maria pelo poder do Espírito Santo. Isso é incrível e as implicações são múltiplas. Isso significa que Cristo, o Filho eterno de Deus, veio ao mundo totalmente humano, mas também divino. Ao contrário do resto da humanidade desde os dias de Adão e Eva, Cristo nasceu de uma virgem e nasceu santo, sem culpa e sem pecado. Assim, o nascimento de Cristo significa o início de uma nova criação. Em Lucas lemos:

“E no sexto mês o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E o anjo, aproximando-se dela, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. E quando ela o viu, ela ficou preocupada com o que ele disse, e lançou em sua mente que tipo de saudação deveria ser. E o anjo lhe disse: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que tu conceberás em teu ventre e darás à luz um filho, a quem porás o nome de JESUS. Ele será grande e será chamado o Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. E ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre; e de seu reino não haverá fim. Então disse Maria ao anjo, como é ser, visto que não conheço um homem? E, respondendo o anjo, disse-lhe: O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; portanto, também o santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus. E eis que tua prima Isabel, também concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês com ela, que se chamava estéril. Pois para Deus nada será impossível. E Maria disse: Eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo partiu dela. ” – Lucas 1: 26-38

Imagine por um momento como seria para Maria ser visitada por um anjo e dizer que ela conceberia e daria à luz o Filho de Deus pelo Espírito Santo. Observe também que Maria concorda com isso, ela não é ordenada a concordar nem é ordenada. Ela faz a escolha de ser obediente a Deus. Notavelmente, o Senhor e Salvador Jesus Cristo nasceria em Belém, a “cidade de Davi”, cumprindo assim a profecia bíblica, especificamente Miquéias 5: 2. Em Mateus lemos:

“Enquanto ele pensava nestas coisas, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela se concebeu é do Espírito Santo. ” – Mateus 1:20

Mais uma vez, o Espírito Santo é identificado como o meio pelo qual Maria engravida. Isso também mostra uma conexão entre o Espírito Santo e Cristo, o mistério da Santíssima Trindade assinalado.

No Evangelho de João, aprendemos mais sobre a divindade de Cristo, o Logos, que existia no início antes da Encarnação:

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. O mesmo foi no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele; e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida; e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas; e as trevas não o compreenderam. Havia um homem enviado por Deus, cujo nome era John. O mesmo veio como testemunho, para dar testemunho da Luz, para que todos os homens por meio dele pudessem crer. Ele não era aquela luz, mas foi enviado para dar testemunho dessa luz. Essa foi a verdadeira luz, que ilumina todo homem que vem ao mundo. Ele estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. ” – João 1: 1-10

Isso é tão incrível que Cristo, um ser divino, escolheria encarnar no mundo e nascer em uma manjedoura, assumir a carne e habitar entre nós para nossa salvação. Este nascimento virginal de um ser santo e divino trazido sem pecado ao mundo, está em forte contraste com Adão. Nisso é revelada a intervenção sobrenatural de Deus no mundo. O presépio é um milagre surpreendente, significa esta intervenção de Deus, este encontro entre Deus e a humanidade. Em Cristo Jesus, o homem celestial encontra o terreno e eles estão unidos. Nisto, vemos como Deus vai misteriosamente da glória divina ao sofrimento e fraqueza humanos, para se tornar verdadeiramente um conosco. Para tirar os pecados do mundo.

Ao celebrarmos a Natividade, vamos nos lembrar da profundidade de Deus vindo ao homem, para que o homem possa retornar a Deus de seu estado caído e ser unido a Ele por meio de Cristo para sempre. São Gregório de Nissa, em sua Homilia sobre a Natividade, refere-se à Natividade como uma “recriação”, uma “segunda comunhão” de Deus com a humanidade.

São João de Kronstadt escreve sobre o milagre do nascimento de Cristo em seu Sermão sobre a Natividade de Cristo:

“O Verbo se fez carne; isto é, o Filho de Deus, co-eterno com Deus Pai e com o Espírito Santo, tornou-se humano – tendo-se encarnado do Espírito Santo e da Virgem Maria. Ó, mistério maravilhoso, impressionante e salvífico! Aquele que não teve princípio começou segundo a humanidade; Aquele sem carne assumiu carne. Deus se fez homem – sem deixar de ser Deus. O Inacreditável tornou-se acessível a todos, no aspecto de um servo humilde. Por que, e por que razão, houve tal condescendência [mostrada] da parte do Criador para com Suas criaturas transgressoras – para com a humanidade que, por um ato de sua própria vontade, se afastou de Deus, seu Criador?

Foi por causa de uma misericórdia suprema e inexprimível para com Sua criação por parte do Mestre, que não suportou ver toda a raça da humanidade – que, Ele, ao criar, dotou de dons maravilhosos – escravizada pelo diabo e assim, destinado ao sofrimento e tormento eterno.

E o Verbo se fez carne! … para fazer de nós, seres terrenos, seres celestiais, para fazer de pecadores santos; a fim de nos elevar da corrupção à incorrupção, da terra ao céu; da escravidão ao pecado e ao diabo – para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus; da morte – para a imortalidade, a fim de nos tornar filhos de Deus e para nos assentarmos junto com Ele no Trono como Seus filhos reais. ” – São João de Kronstadt, The Word Became Flesh Deus, em sua infinita misericórdia e amor por nós, entrou neste mundo, assumiu a carne e se ofereceu como um sacrifício pelos nossos pecados.

O Arquimandrita Iachint Unciuleac escreve “Este milagre rasgou a História em Duas: Panegírico sobre a Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo”:

“Hoje Cristo nasce! E o milagre de Sua encarnação superando as leis da natureza tem maravilhado toda a terra, renovado o mundo inteiro, rasgado a história em dois; e voar através de vinte séculos, é conhecido por nós hoje. Hoje nasceu o Messias! E essas novas trazidas pelos anjos do céu, primeiro recebidas pelos pastores, brilharam como um relâmpago por todos os confins da terra.

Essas novas, que amedrontaram Herodes e com ele toda Jerusalém (Mt 2: 3), soaram como uma trombeta espiritual de século em século, de região em região, de costa a costa; e hoje eles alcançaram nossos corações. Ao ouvir essas novas, os pobres se regozijam, os pecadores se alegram, os cegos podem ver, os enfermos são consolados e os coxos se exaltam. Tendo ouvido essas novas, os oradores ficaram pasmos, pois eles silenciaram os eruditos, envergonharam os filósofos e proibiram os reis. Com essas notícias, as mães se alegram, as virgens cantam e os bebês dançam.

Hoje Cristo nasceu! E a ordem do alto que os Anjos cantaram com alegria, os pastores proclamaram, a Virgem e José ouviram, e os povos repetiram, percorreu os tempos como um hino de paz feito entre o homem e Deus; e nós o cantamos também hoje.

Hoje o Senhor veio ao mundo! E a estrela brilhando no leste que contou sobre o milagre e chamou os três Magos para o seu caminho tem levado através de gerações, cidades, reinos incontáveis, para povos incontáveis; e vemos isso brilhando hoje nas abóbadas da Igreja de Cristo. Assim, o milagre do nascimento de Cristo, as boas novas, o canto dos anjos e o brilho da estrela nos reuniram na igreja hoje, irmãos, para que possamos nos regozijar no Senhor e celebrar espiritualmente. ” – Arquimandrita Iachint Unciuleac, Este Milagre fez a História em Duas

Esta é uma descrição tão bonita sobre o milagre do nascimento de Cristo, e o Arquimandrita Iachint está correto. Deus entrou nas profundezas da vida humana e se abaixou para que pudéssemos ser elevados ao céu! Somente por meio da providência divina poderia tal evento acontecer. Esse é o amor que Deus tem pela humanidade! Todas as leis da natureza foram derrubadas, e os céus se abriram e cantaram, e os Anjos se alegraram. Tanta humildade e misericórdia, como alguém pode começar a descrever um mistério tão glorioso? Esta humilde encarnação e manifestação serviria para cumprir todas as profecias do Antigo Testamento e, ao fazê-lo, revelar Seu amor por nós.

“Tua Natividade, ó Cristo nosso Deus,

Brilhou para o mundo a luz do conhecimento;

Pois por meio dela aqueles que adoravam as estrelas

Foram ensinados por uma estrela

Para Te adorar, o Sol da Justiça,

E para conhecer a Ti, a Aurora do Alto,

Ó Senhor, glória a Ti! ”

Tropário da Natividade de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Tom 4

Este hino sugere a Glória do milagre do nascimento de Cristo. Ele é ao mesmo tempo uma criança, um bebê recém-nascido em uma manjedoura, mas também o Ancião dos Dias, humano mas divino, um filho, mas também o Pai. Ele é a Palavra, a própria Sabedoria e também uma criança. Sua mãe, a Santa Theotokos cuidou dele e o amou como Deus Pai cuida de nós e nos ama. Há um profundo mistério aí – que deve ser contemplado. Quando Cristo Jesus nasceu, nós humanos renascemos, fomos trazidos de volta da morte do pecado e recebemos a chance de redenção e unidade com Deus. Os próprios mortos são ressuscitados e libertos do aguilhão da morte e da mortalidade.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito. Certamente, este é um grande mistério. Como cristãos, devemos celebrar e lembrar o que o Senhor fez por nós. O próprio Deus descendo do reino mais elevado, tornando-se homem e, assim, tornando-se uma só carne conosco. Somos os herdeiros desse ato maravilhoso e é nosso dever viver de acordo com o exemplo que Cristo nos deu.

Se você, leitor, está inspirado e encorajado por esta postagem, certifique-se de verificar outros artigos, poesias e reflexões Cristãs e natalinas em nossa web.

Radix Verum |

Sair da versão mobile